Slider

19 novembro 2012

Falando sério: Fanatismo, até onde faz bem ?

Tenho me questionado nessas últimas semanas até onde vai o fanatismo por alguém ou algo. Até onde é saudável estar no papel de fã? Essas questões surgiram ao perceber o comportamento de alguns colegas e aí lembrei que há alguns meses eu também era assim estava perto de ser assim. Então resolvi trazer essa abordagem para o blog para estrear a nova tag: Falando sério. Nela irei abordar diversos assuntos que tenham um pouco desse lado polêmico e às vezes precisam ser levados a sério por nós. Segundo o dicionário Aurélio, Fã é definido como um indivíduo que admira entusiasticamente uma figura pública, geralmente do meio do espetáculo. A segunda definição dada pelo dicionário é Pessoa que nutre grande admiração por alguém ou alguma coisa. Pra mim é basicamente isso mesmo, tendo isso como definição para a palavra Fã nós podemos dar início a nossa discussão. Meu primeiro contato com essa coisa toda de admirar alguém do meio artístico foi com a dupla Sandy e do Junior, eu não me lembro do início... De quando comecei a gostar, lembro apenas de crescer gostando e de querer comprar tudo o que via em relação a eles, tenho todas as coisas guardadas até hoje, tirei foto pra vocês verem. 


 É bastante coisa e não tenho coragem de dar nadinha do que tem ai. Só que isso me fez pensar em uma das primeiras questões que surge em “Ser Fã”. O gasto de dinheiro com os artigos que o mercado oferece e olha que não são poucos. Eu não tenho noção do quanto fiz meus pais gastarem com todas essas coisas e muitas vezes sem ter. São CD, VHS (na época), revistas, pôster, show, acessórios femininos, roupas, calçados etc. Será que vale a pena? E na verdade pra que comprar tanta coisa assim? Ao comprar cada uma dessas coisas sobre seu ídolo, o fã sente algo tão bom, não sei colocar em palavras. Acho que seria algo como o vício pelo consumismo, só que nesse caso por algo em especial. E sem falar que a partir daí também surge uma “pequena” competição entre fãs pra ver quem tem mais coisas, sabe mais coisas, e por ai vai.
Outro aspecto em diferencial desse assunto é quando seu ídolo é do exterior. Os próprios fãs tiram onda com a expressão: "Não basta ser fã, tem que morar no Brasil". Ironicamente são os fãs que os artistas mais gostam, afinal alguem duvida que existam fãs mais extéricos que os Brasileiros? Eu também não! Fui fã da Banda mexicana RBD. O pior nessa situação é que você tem em mente que a chance de estar perto do seu ídolo em algum momento é quase zero, isso se você chegar a ver ele como um pontinho no palco algum dia. Foi o meu caso com RBD, nunca os vi fora da TV ou PC, mas não deixei de adquirir inúmeras coisas sobre eles.



Ainda falando em ídolos estrangeiros, o que vocês acham dos fãs que acampam semanas antes na fila de algum show pra pegar o lugar lá na frente na pista? Eu acho bastante arriscado as pessoas se sujeitarem a uma alimentação desregulada e não saudável, a violência das ruas, ao clima que pode ser um castigo nessas horas em caso de chuva ou um sol forte. Eu nunca acho que não faria algo como isso. O pior é que tanta gente às vezes faz isso e não consegue muita coisa... É como dizem, fã tem mesmo é que receber os parabéns por toda a força e perseverança. Quem acompanha o blog sabe que em junho deste ano me realizei como fã ao conhecer meu ídolo, Ian Somerhalder. E foi nessa ocasião que pude entender as loucuras que os fãs fazem por seus ídolos. Nessa época eu estava viciada e parecia que tudo o que rolava em meus pensamentos era voltado pra o meu ídolo. Depois de conhecê-lo acho que as coisas acalmaram, percebi que estava exagerando e voltei ao meu estado normal, não gasto mais dinheiro com coisas como revista( as que tem na foto abaixo são da época do vício kk), meu quarto não tem pôster nas paredes ( ou melhor, não tenho pôster), e eu reservo um pequeno tempo pra me atualizar e acompanhar as coisas sobre ele.



Hoje vejo pessoas passando horas do dia em um twitter em busca de um reply do ídolo, adquirindo coisas sem ter condições, fazendo tatuagens com rosto ou nome do ídolo e por ai vai. Acho que tudo tem que ter limite, ninguém é mais ou menos fã porque tem carteirinha, porque recebeu um reply, ou porque sabe quantos fios de cabelo tem na cabeça do seu ídolo. Ser fã é admirar, se inspirar, acompanhar, mas tenha cuidado! Pare para refletir um pouco e tente analisar o quanto do tempo do seu dia, da sua semana, você dedica a essa admiração. E não esqueça, seu ídolo tem a vida ganha seja lá o que ele faça, você não recebe salário por ser fã e muito menos deixará de depender dos seus pais apenas com isso :(

Agora é a vez de vocês participem dando a opinião de vocês comentando, todos podem comentar, não precisa estar logado por conta alguma. :)

16 novembro 2012

Amanhecer Parte 2, "O Fim".

[Contém Spoiler, caso não tenha assistido ao filme e não queira saber informações sobre ele deixei para ler depois de ver o filme.] Ontem foi a grande estréia do mais esperado filme desse ano, a parte dois de Amanhecer/Breaking Dawn. É claro que eu como fã dos livros marquei minha presença  no cinema. Eu entrei e me sentei preparada para ver tudo o que rolava na minha imaginação quando li o livro, ganhar vida em uma tela de cinema, mas não foi isso que aconteceu. O filme é de um cuidado enorme com cada detalhe para ser fiel ao livro, fidelidade essa que eu adoro e adimiro. Porém não é apenas isso, nas entre linhas das palavras da história da Stephenie Meyer eles souberam colocar algo mais, e esse algo chocaria não só aqueles que acompanham apenas os filmes como seria um dos maiores presentes para os realmente fãs da saga Crepúsculo. Tenho que admitir que sai do cinema chorando, não pelo fim, mas pelo carinho e dedicação que eles depositaram nesse trabalho pra fazer um momento especial para os que acompanharam os filmes desde 2009, o que é o meu caso e olha só o que finalmente pude completar:
Ingressos antes de ir ao cinema ver Amanhecer parte 2

Ingressos depois de ir ao cinema ver Amanhecer! Passei a caneta por cima ou ninguem iria ver nada kkk
Vamos as críticas sobre o filme. Quase todas elas são boas, sim! Tenho uma crítica negativa, que na verdade é apenas uma observação. Não curti muito a computação gráfica usada para fazer a Renesmee pequenininha ou até mesmo adulta. Em algumas partes a cabeça ficou desproporcional ao corpo, com uma testa gigante ou em alguns poucos momentos quando neném, ela no braço da Rosalie parecia estar flutuando. Ainda assim era algo esperado, afinal desde o início sabíamos que a dificuldade do filme estava em fazer a Renesmee Carlie Cullen, filha híbrida(metade humana, metade vampira) do casal protagonista Bella e Edward. Ainda falando sobre a Renesmee, que é a minha personagem preferida no livro, a garotinha que deu vida a ela foi a Mackenzie Foy, 12. Eu sou encantada por ela e suspeita para falar. Mas todos tem que concordar comigo de que essa atriz de 11 anos, idade dela na época da gravação, deu show trabalhando em uma saga do sucesso da saga de Crepúsculo. E acho que é óbvio, mas irei registrar que para fazer a criança em idades diferentes eles usavam o rosto ou traços do rosto da Kenzie em uma criança menor ou até mesmo no robô como foi o caso dela bebezinha. A Kenzie começa a atuar mesmo a partir da cena em que a Bella leva ela para a casa do Charlie para então poder ir atrás do Jeck, deixado na pista da Alice. Sendo assim julguem sua atuação a partir dessa cena u_u Para mim, que sou apaixonada pela personagem, ela foi muito bem representada, não poderia ser melhor!
Ao filme foi dado desde os créditos iniciais até os créditos finais toda atenção, eles foram trabalhados de modo a fazer as memórias dos fãs virem a tona, trazendo tudo o que foi carregado desde Crepúsculo até agora. A gente ri, faz o famoso "awww", fica na espectativa, se encanta com as descobertas da Bella e da própria Nessie até que finalmente chega o clímax do filme, que é a batalha. Qualquer um que tenha lido o livro vai seguindo os diálogos e reconhecendo cada um deles, até que após Alice mostrar sua visão para o Aro, ela bravamente dá um chute na cara dele fazendo-o subir metros de altura e cair de pé à uma significativa distância dela. O cinema inteiro gritou e aplaudiu o, até então, inexperado golpe. E segundos depois vem o choque! Aro dá sinal para que matem Alice, Carlisle se mete no meio atacando Aro em um salto no ar, Aro aceita a batalha, os dois se encontram no Ar e ao chegar ao chão, Aro está com a cabeça de Carlisle em mãos e o corpo caído logo atrás dele, no qual tocam fogo. GENTE!!! O Cinema inteiro ficou de boca aberta por alguns poucos segundos, sem acreditar que aquilo estava realmente acontecendo, da mesma forma que o filme mostrava as caras de perplexo e desespero dos personagens. E então veio a revolta, todos chingavam, se olhavam, se perguntavam como foram capazes de matar o Carlisle. No filme a batalha começa, ambos se misturam e começam a brigar. Em seguida morre o Jasper e o público tem uma síncope coletiva! Lembrando cada momento eu fico rindo da forma como todos nós entramos na história a ponto de chingar, gritar, chorar, esperniar na cadeira querendo que todos esses últimos minutos do filme voltassem atrás. Mais mortes vieram na sequência para ambos os lados. Eu sinceramente estava tão em choque ainda com a morte do Carlisle que não conseguia acreditar na carnificina de personagens na minha frente. Importantes personagens dos Volturi morreram, junto também veio a morte do Seth e depois da Leah para salvar a Esme e então eu comecei a chorar, era inacreditável que eles pudessem alterar drasticamente a história a esse ponto, dramaticamente falando, era como arrancar o coração dos fãs da saga. 


Enquanto tudo isso acontece, Jacob está em forma de lobo com a Renesmee montada nele e correndo a toda velocidade para tirar a coisa mais preciosa que existe para ele no mundo, aquela criança, das mãos dos Volturi. Relembrando ou explicando para os desavisados que Imprinting não é pedofilia gente, sinceramente eu detesto quando escuto isso de pessoas sem noção ou sem senso de crítica para ao menos pesquisar sobre (ouvi isso no cinema --'). Voltando ao Jay e Nessie, todos sofrem com o momento em que um dos Volturi por questão de centímetros não consegue tirar ela das costas do Jay, isso porque ele mata o vampiro UHUUUU mais uma morte a nosso favor. Sim chegou uma hora que eu não reclamava mais das mortes comecei a aceitar e torcer para cada um deles! E então Edward cai no abismo. Tipo EDWARD!! Qual é? Tão de brincadeira né?! E sim eles estavam, Edward se segura e de alguma forma consegue sair de lá. Nesse meio tempo vem a segunda melhor parte da briga. Alice arrastando a covarde da Jane pelo colarinho e de quatro. O cinema gritava pedindo a morte dela. E então Alice faz o que ninguem esperava, entrega ela para a boca do logo, literalmente. E não é para qualquer um. Ela entrega a Jane para o Sam!!! Gente eu não preciso dizer de novo que eu estava gritando demais nessa hora né? kkk Depois vem a melhor parte então, a morte de Aro pelas delicadas e fortes mãos de nada mais nada menos que Isabella Cullen :)
É ao ver sua cabeça nas mãos da Bella que finalmente Aro volta a realidade e sai da macabra visão da Alice Cullen. Ok! ok! Vocês não fazem idéia do quão alto foi o respirar de alívio do cinema, todos se encostaram em suas poltronas com aquele sorriso bobo de alívio. Eu Alguns até enxugando as lágrimas. 
Depois disso tudo segue o curso normal do livro e a batalha não acontece, afinal Aro ainda tem juízo o suficiente para querer sua cabeça no lugar onde sempre esteve. Depois disso vem o final que faz as lágrimas descerem rolando, quando Bella expande o bloqueio de sua mente para que Edward possa finalmente, por alguns segundos, vê o que ela pensa. Vem as cenas desde o comecinho, lá em Crepúsculo. É inevitável não lembrar também da nossa história com o filme. Lembrei de quando encontrei por acaso a Luiza, uma amiga, quando fui asisstir Crepúsculo no dia 21 de janeiro de 2009, de como dividimos o encanto com o filme e saímos de lá tagarelando sobre ele. Lembrei da extreia de Lua Nova com a Andresa e a Jéssica no dia 21 de novembro de 2009 e depois a extreia de Eclipse com a Andresa no dia 30 de junho de 2010. E ai bateu a saudade dela, que atualmente tá morando longe de mim e já faz mais de ano que não nos vemos. As cenas da memória da Bella faz as nossas memórias voltarem, o quanto nos emocionamos ao ler os livros, ao partilhar a história com outros fãs, os amigos que conheci através da saga e do RPG nessa plataforma que eu jogava. Depois Amanhecer parte 1 no dia 20 de novembro de 2011 e agora a parte 2 e final no dia 15 de novembro de 2012. Lembro de como ao sair de Eclipse eu perguntava a Desa como seria quando finalmente chegasse o último filme. E cá estou, viva, um pouco depressiva, mas feliz e orgulhosa por todo esse fenômeno construído do qual eu fiz parte como fã. E como eles deixam claro nos créditos finais... Não vimos a palavra fim, mas sim a palavra FOREVER! 


Cara nova para um novo blog!



Olha eu de volta aqui! Senti saudade de parar para escrever e colocar minhas idéias em palavras. Meio por preguiça meio por desânimo acabei deixando o blog aos ventos novamente. Já perdi as contas de quantas vezes o fiz, espero não se repetir porque dessa vez voltei com bastante vontade de fazer isso aqui dar certo!
Resolvi fazer esse post mais pra explicar toda a mudança, mas tou mesmo empolgada é com os inúmeros posts que estão nos rascunhos do blog quentinhos para serem postados. Mas antes as mudanças, então vamos a elas.
Curiosidade: Toda a organização e mudança foi feita ao som do novo álbum da Taylor Swift, RED.
1º Mudei o nome do blog. Já foram tantos e finalmente acho que encontrei o nome certo e com a cara de tudo o que escrevo. Foi até engraçado porque a idéia surgiu do nada em minha mente. Repeti tanto essa expressão ao longo da vida. Porque não usá-la aqui também?
2º Mudei o layout. Não que eu não gostasse do outro, uma das melhores partes do blog pra mim é está editando e se é pra mudar que mudemos a estética também, afinal isso chama bastante atenção! O template é da ipietoon. Embora eu tenha mudado os gráficos, cores, alguns tamanhos e acrescentado outras coisas, os créditos continuam sendo dela e achei um ótimo trabalho. Template limpo e organizado. Por falar nisso a paleta de cor do novo design é essa aqui, caso pegue deixe comentário e se usar credite : )


3º O gráfico do início do blog não é de minha autoria. Ainda tenho bastante limitações com desenhos e em busca de algo parecido com o que eu queria acabei encontrando essa imagem pela internet infelizmente sem os devidos créditos. Caso saibam de quem é, me informem, sim ? : ) Eu realmente a adorei!
4º Quanto ao assunto abordado pelo blog vocês irão notar a diferença. Andei lendo bastante dicas sobre isso, o que é errado e o que não é, e outras coisas parecidas. Foi justamente isso que acabou me inspirando a voltar e tentar novamente. Ainda assim logicamente irá ser acerca do meu dia a dia e das coisas que me inspiram a ver o lado bom da vida.
5º Apaguei algumas postagens sobre coisas que quero começar do zero e da forma certa, assim espero! Outras eram desnecessárias e enfim, ficaram as que achei importante. Como exemplo as anotações do diário da faculdade.

Acho que por hora é isso! Quero pedir a vocês que participem, comentem, curtam e tragam críticas construtivas sempre que necessário. Ao comentar se tiver blog deixe o link para que eu possa visitá-lo e conhecer também o seu trabalho! É isso então, está reaberto o blog e que as mudanças e novidades comecem!