Slider

15 abril 2012

Faculdade: Semana 3, 4 e 5.

Eu sei, eu sei... Três semanas atrasadas! Me desculpem! Foi tudo tão corrido e a preguiça também foi me convencendo a deixar tudo pra depois, mas vamos ao que interessa, o dia a dia da faculdade. Vou ir de matéria em matéria assim vocês não se perdem.
Desenho: essa matéria tá bem corrida, nela temos que fazer pranchas em papel manteiga A3, não é difícil, é só complicado para quem não tem habilidades para desenhos. Nesse tempo tive que fazer uma malha quadriculada em papel cartão, assim: 

 E o papel manteiga é fichado em cima com fita crepe assim:

E dessa forma estamos fazendo os nossos primeiros desenhos, nessas duas semanas começamos com estudos de mosaicos. Eu sinceramente não gostei do resultado, se bem que a culpa foi minha por ter deixado pra fazer de ultima hora >< Então a partir de agora as pranchas de desenhos serão feitas na segunda a noite sem pressa alguma.
Nós fizemos 24 mosaicos, eles já estão com o professor, se eu consegui-los novamente, tiro foto e posto aqui pra vocês. 
Essa semana ele nos mandou fazer a malha isométrica que é um pouco diferente e mais difícil de fazer, ainda não terminei, então na próxima postagem mostro como ela é.

História do design: Tivemos apresentação de trabalho, o meu grupo ficou com o tema de Sistema Americano. Isso claro que relacionado a arte e ao design. Falamos sobre a produção em massa, pré fordismo, o excesso da divisão do trabalho e enfim, foi uma boa apresentação, vamos receber a nota essa semana [A] E semana que vem a outra teremos a primeira e acho que será a única prova escrita, boa sorte pra mim.

Design e criatividade: Finalmente saímos da teoria e fomos para a prática. Usando técnicas de criação iremos criar pranchas de 20x20 cm e a nossa primeira atividade foi definir as palavras Criar , Consumir e Descartar. O utilidade desse exercício é ampliar nosso campo de visão sobre tal assunto, conhecermos sobre o que iremos produzir e esclarecer possíveis dúvidas. Após esse exercício fomos para o segundo que segue uma lógica de forma > cores > textura > tipografia > imagem e a cada semana iremos acrescentando um. Como estamos em forma, o professor nos limitou a círculos, preto no branco ou branco no preto, não pode ser vazado ou sobreposto por completo, onde com os 5 dentro de um quadrado teríamos que dar sentido a algo relacionado a cada uma das palavras. Vou mostrar aqui os que descartei dos meus estudos.


Criar: No sentido de um pensamento, uma idéia. Foi o que mais apareceu entre os estudos e por isso descartei.


Consumir: Isso seria um sanduíche sendo consumido. O monitor adorou a ideia e eu também, mas de três eu teria que escolher apenas uma então preferi uma das outras.

Descartar: Isso seria algum tipo de representação de exclusão por diferença mesmo, uma bola por ser maior foi excluída da região entre as bolas menores.
Essa semana que vem temos que levar apenas os desenhos escolhidos, então semana que vem apresento os meus a vocês.

Design contemporâneo: Fizemos três apresentações nesse meio tempo. relembrando:
1ª semana : Escolher um local para se estudar e ver seu histórico e limitações em relação as pessoas que o frequentam.
2ª semana : observar o publico que o frequenta e dividir em classes.
3ª semana : fazer entrevista com o público e escolher uma classe se baseando para a escolha em dois livros Long Tail e The Blue Ocean Strategy . ( Li os dois e super indico pra qualquer pessoa, ambos nos fazem olhar para o consumismo e mercado de trabalho com outros olhos. )
4ª semana : Diante da classe escolhida, criar uma persona que represente a classe, com nome, idade, família, costumes, dia a dia, enfim, ficar íntimo de alguém fictício mas que represente o seu consumidor.
5ª semana: Desenvolver três possíveis produtos para a sua persona.

Então, baseado nisso tudo, nosso grupo tinha escolhido um cinema, e entre as classes escolhemos os conservadores. Deles fizemos a persona do seu Bartô, um senhor que é o típico homem da casa, um tanto carrancudo, que adora jogos de tabuleiro, sair com a família e ler seus livros. Nossos três produtos foram: Uma maleta que vira o próprio tabuleiro e que pode levar até seis jogos diferentes. Outro foi um medidor de raios UVA para alertar seu Bartô sobre o excesso de sol na pele. E por último uma cadeira de leitura com luminária, suporte para uma mini biblioteca, gaveta para óculos e alguns acessórios a mais para que seu Bartô não se incomode durante a leitura sagrada do dia a dia.

Desenho tridimensional: Bom estou ralando pra consegui acompanhar essa cadeira, mas é divertido até. Estamos estudando pontos de fuga, usando 2 para tal e semana que vem teremos prova. Semana que vem posto mais fotos sobre isso pra entenderem, porque o professor ficou com os meus =/

Mil desculpas pelo post super longo, mas acho que consegui resumir bem essas três semanas e vou tentar não atrasar mais *-* xo, french kote.

0 comentários:

Postar um comentário

Ao comentar por favor deixe, caso tenha, o link do seu blog para que eu possa te visitar.