Eu sei, eu sei... Três semanas atrasadas! Me desculpem! Foi tudo tão corrido e a preguiça também foi me convencendo a deixar tudo pra depois, mas vamos ao que interessa, o dia a dia da faculdade. Vou ir de matéria em matéria assim vocês não se perdem.
Desenho: essa matéria tá bem corrida, nela temos que fazer pranchas em papel manteiga A3, não é difícil, é só complicado para quem não tem habilidades para desenhos. Nesse tempo tive que fazer uma malha quadriculada em papel cartão, assim:
E o papel manteiga é fichado em cima com fita crepe assim:
E dessa forma estamos fazendo os nossos primeiros desenhos, nessas duas semanas começamos com estudos de mosaicos. Eu sinceramente não gostei do resultado, se bem que a culpa foi minha por ter deixado pra fazer de ultima hora >< Então a partir de agora as pranchas de desenhos serão feitas na segunda a noite sem pressa alguma.
Nós fizemos 24 mosaicos, eles já estão com o professor, se eu consegui-los novamente, tiro foto e posto aqui pra vocês.
Essa semana ele nos mandou fazer a malha isométrica que é um pouco diferente e mais difícil de fazer, ainda não terminei, então na próxima postagem mostro como ela é.
História do design: Tivemos apresentação de trabalho, o meu grupo ficou com o tema de Sistema Americano. Isso claro que relacionado a arte e ao design. Falamos sobre a produção em massa, pré fordismo, o excesso da divisão do trabalho e enfim, foi uma boa apresentação, vamos receber a nota essa semana [A] E semana que vem a outra teremos a primeira e acho que será a única prova escrita, boa sorte pra mim.
Design e criatividade: Finalmente saímos da teoria e fomos para a prática. Usando técnicas de criação iremos criar pranchas de 20x20 cm e a nossa primeira atividade foi definir as palavras Criar , Consumir e Descartar. O utilidade desse exercício é ampliar nosso campo de visão sobre tal assunto, conhecermos sobre o que iremos produzir e esclarecer possíveis dúvidas. Após esse exercício fomos para o segundo que segue uma lógica de forma > cores > textura > tipografia > imagem e a cada semana iremos acrescentando um. Como estamos em forma, o professor nos limitou a círculos, preto no branco ou branco no preto, não pode ser vazado ou sobreposto por completo, onde com os 5 dentro de um quadrado teríamos que dar sentido a algo relacionado a cada uma das palavras. Vou mostrar aqui os que descartei dos meus estudos.
![]() |
Criar: No sentido de um pensamento, uma idéia. Foi o que mais apareceu entre os estudos e por isso descartei. |
![]() |
Consumir: Isso seria um sanduíche sendo consumido. O monitor adorou a ideia e eu também, mas de três eu teria que escolher apenas uma então preferi uma das outras. |
![]() |
Descartar: Isso seria algum tipo de representação de exclusão por diferença mesmo, uma bola por ser maior foi excluída da região entre as bolas menores. |
Design contemporâneo: Fizemos três apresentações nesse meio tempo. relembrando:
1ª semana : Escolher um local para se estudar e ver seu histórico e limitações em relação as pessoas que o frequentam.
2ª semana : observar o publico que o frequenta e dividir em classes.
3ª semana : fazer entrevista com o público e escolher uma classe se baseando para a escolha em dois livros Long Tail e The Blue Ocean Strategy . ( Li os dois e super indico pra qualquer pessoa, ambos nos fazem olhar para o consumismo e mercado de trabalho com outros olhos. )
4ª semana : Diante da classe escolhida, criar uma persona que represente a classe, com nome, idade, família, costumes, dia a dia, enfim, ficar íntimo de alguém fictício mas que represente o seu consumidor.
5ª semana: Desenvolver três possíveis produtos para a sua persona.
Então, baseado nisso tudo, nosso grupo tinha escolhido um cinema, e entre as classes escolhemos os conservadores. Deles fizemos a persona do seu Bartô, um senhor que é o típico homem da casa, um tanto carrancudo, que adora jogos de tabuleiro, sair com a família e ler seus livros. Nossos três produtos foram: Uma maleta que vira o próprio tabuleiro e que pode levar até seis jogos diferentes. Outro foi um medidor de raios UVA para alertar seu Bartô sobre o excesso de sol na pele. E por último uma cadeira de leitura com luminária, suporte para uma mini biblioteca, gaveta para óculos e alguns acessórios a mais para que seu Bartô não se incomode durante a leitura sagrada do dia a dia.
Desenho tridimensional: Bom estou ralando pra consegui acompanhar essa cadeira, mas é divertido até. Estamos estudando pontos de fuga, usando 2 para tal e semana que vem teremos prova. Semana que vem posto mais fotos sobre isso pra entenderem, porque o professor ficou com os meus =/
Mil desculpas pelo post super longo, mas acho que consegui resumir bem essas três semanas e vou tentar não atrasar mais *-* xo, french kote.
0 comentários:
Postar um comentário
Ao comentar por favor deixe, caso tenha, o link do seu blog para que eu possa te visitar.